15 de junho de 2011

DICAS PARA ECONOMIZAR EM ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA E GÁS

ÁGUA                                                                                                
      Chuveiro: Diminuir o tempo da ducha e ensaboar-se com ela fechada. Optar por um sistema redutor de caudal podendo economizar 80%.
      Torneiras de banheiro: Escovar os dentes com ela fechada, e com um copo de água pode economizar muito. Ao fazer a barba, com uma tampa no lavatório pode-se economizar 2 litros.
      Lava-louça: Deixar talheres e pratos de molho, antes de lavá-los. Sem deixar a torneira aberta enquanto ensaboa é outra solução, que pode economizar cerca de 100 litros de água!                                                            
  Máquina de lavar Roupa: Enchê-la bem, ou no caso de não houver roupa suficiente escolher o programa meia carga.
  Mangueira: Quando lavar o carro, use uma esponja e um balde. Evite deixar a mangueira correr por muito tempo.
  Piscinas: Use uma cobertura na piscina quando esta não está em uso. A cobertura evita a evaporação em cerca de 90%.

ENERGIA ELÉTRICA                                                                       
É impossível imaginarmos a nossa vida sem energia elétrica. Porém, o uso exagerado desta causa muitos danos ao meio ambiente, além de aumentar o valor da sua conta de luz exponencialmente. Algumas pequenas mudanças de hábito poderão mudar muita coisa, além da sua conta do final do mês:

  Estenda roupas no varal: Sempre que o tempo permitir, use o varal ao invés da secadora de roupas. Ajudará a economizar e reduzir os gases do efeito estufa em 3kg a cada lavagem.
  Tire aparelhos eletrônicos da tomada: Sempre mantenha os aparelhos fora da tomada. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.
  Lâmpadas: Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor.
  Eletrodomésticos: escolha comprar sempre o que gasta menos energia, na embalagem do produto geralmente informa o quanto ele gasta.
  Aquecimento de água: Opte sempre por: bombas a gás, solar ou elétrica mais econômica, isso ira reduzir bastante seu consumo de energia.
 
GÁS
  Quando cozinhar: Abaixe o fogo, os alimentos apenas cozerão mais lentamente, porém a temperatura será a mesma. Cozinhe com a panela fechada. Assim não perde a água em forma de vapor e economiza gás.
  Quando cozinhar feijão deixe-os imersos em água, uma noite antes. Isso os deixa mais macios e reduz o tempo. Vale também para a massa de macarrão.
  Quando usar o forno, lembre-se das temperaturas.
  Procure fogões com melhor aproveitamento de gás.
E com maneiras simples, muitas coisas podem mudar. Então agora, é só começar!

Referências:

Equipe: Fernanda Jaqueline Mueller, Joana Heidrich, Mayara Kamchen, Thaís Helena Lenzi Vicente
Série: 1° A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário