22 de março de 2011

BANCO CENTRAL DO BRASIL

           O Banco Central do Brasil foi criado pela Lei da Reforma Bancária em 31 de dezembro de 1964. Até então as funções de autoridade monetária brasileira eram desempenhadas pela Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), pelo Conselho Superior da Sumoc, pelo Banco do Brasil e pelo Tesouro Nacional, que, em conjunto, exerciam funções típicas de um banco central, paralelamente ao desempenho de suas atribuições próprias. A Lei da Reforma Bancária também extinguiu o Conselho Superior da Sumoc, criado, em substituição, o Conselho Monetário Nacional.
           Escolhidos pelo presidente da República, o presidente e os diretores do Banco Central do Brasil são sabatinados pelo Senado Federal antes de serem empossados no cargo.
Entre suas funções, citamos:
·         A formulação, execução e acompanhamento da política monetária;
·         Controle das operações de crédito em todas as suas formas, no âmbito do sistema financeiro;
·         Formulação execução e acompanhamento da política cambial e de relaçõess financeiras com o exterior;
·         Organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamentos Brasileiro e do Sistema Nacional de Habitação, e ordenamento do mercado financeiro;
·         Emissão de papel-moeda e da moeda metálica e execução dos serviços do meio circulante;

 
Alunas: Anna Bublitz, Fernada Longo, Julia Hartman, Karina Voigt e Mikaela Voigt. 1ºB

2 comentários:

  1. Legal, não vamos esquecer de verificar as outras postagens do Blog, muito bom meninas! Quero ver quem vai postar a localização do Banco Central, afinal tem gente que em breve vai viajar pra lá!! Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o banco central foi criado e foi graças a uma lei do ano de 1964, pois antes muitas instituições faziam o seu trabalho, e agora uma unica empresa desempenha esses serviços e que junto com isso outra instituição como o Conselho Monetário Nacional também foi criado.

    ResponderExcluir