22 de março de 2011

Plano Real

Plano Real foi o programa brasileiro de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação elevada no Brasil, situação que já durava aproximadamente trinta anos. Até então, os pacotes econômicos eram marcados por medidas como congelamento de preços. O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real.



Ações e Fases do Plano Real

    
    <>
    
  1. Redução de gastos públicos e aumento dos impostos como forma de controlar as contas do governo.
  2. Criação da Unidade Real de Valor (URV) como forma de desindexar a economia, até então indexada pelos índices de inflação.
  3. Criação de uma nova moeda forte: o real (R$).
  4. Aumento das taxas de juros e aumentos dos compulsórios (dinheiro que os bancos devem recolher junto ao Banco Central). Estas medidas tinham como objetivo reduzir o consumo e provocar a queda da inflação.
  5. Redução dos impostos de importação para aumentar a concorrência com os produtos nacionais, provocando a redução dos preços.
  6. Controle cambial, mantendo o Real valorizado diante ao Dólar. Esta medida visava estimular a importação e aumentar a concorrência interna, controlando o aumento dos preços dos produtos nacionais.
O Plano Real foi bem sucedido. A inflação passou a ser controlada e diminuiu significativamente com o passar dos anos. Até hoje o Brasil colhe os frutos deste plano econômico, pois temos a inflação perto de 5% ao ano.

Equipe: Ariene Bona, Bruno Bittencourt, Filipe Luiz Floriani e Mayara Lais Sandri.

Turma: 1º A


Um comentário:

  1. Links: http://www.infoescola.com/economia/plano-real/

    http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/plano_real.htm

    O aluno Charles Müller também faz parte deste grupo.

    ResponderExcluir