27 de março de 2011

A função do banco 

Quem nos dias de hoje, ousaria imaginar o mundo sem as instituições financeiras. Afinal, não é por acaso que por menor que seja uma cidade, lá estará uma agencia bancária, que entre outras atribuições, estará apta a captar e aplicar recursos na região, ou seja, enquanto as casas comerciais, compram e vendem produtos, as industrias, transformam a matéria prima nos mais diversificados produtos, o Banco tem por finalidade o comercio do dinheiro, funcionando na intermediação daqueles que possuem capital para aplicar com aqueles que necessitam do capital para ampliar/manter suas atividades.
Os Bancos estão cada vez mais sofisticados, oferecendo uma gama considerável de prestação de serviços, que vão além dos acima citados a recolhimentos de tributos, seguros, cobrança de títulos, cartões de credito, leasing etc.
Prestando serviços ao setor público e ao privado, como agente regulador do mercado financeiro, como intermediário na movimentação dos valores, empregando milhares de funcionários especializados, os Bancos penetram intimamente no cenário econômico-financeiro-social do País.

A função do banco central do Brasil

Basicamente, as funções do Banco Central do Brasil se concentram na supervisão da política monetária e cambial do país e na fiscalização do sistema financeiro nacional. De forma específica, as principais funções do BACEN são: 

- emissão de papel moeda; 
- recebimento dos recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais; 
- realização de operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras; 
- formulação, execução e acompanhamento da política cambial e de relações financeiras com o exterior; 
- organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamento Brasileiro e do Sistema Nacional de Habitação e ordenamento do mercado financeiro.

Referências
Acesso em: 28/03/2011

Acesso em: 28/03/2011

Alunas: Carolina Valt, Elisa Bertelli, Karênia Oss-Emer, Tanise K. Oliveira.

1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário