30 de março de 2011

INDICADORES ECONÔMICOS.

Os indicadores económicos são grandezas de caráter econômico, expressas em valor numérico, cuja principal utilidade consiste na aferição dos níveis de desenvolvimento de países, regiões, empresas, etc. (permitindo, também, como é evidente, efetuar comparações).


Através de dados e informações feitas, se montam vários indicadores econômicos. Inflação, balança comercial, PIB, PIB per capita, entre outros são os principais indicadores. Veja a seguir a definição e utilidade de alguns que mais ouvimos falar:


Inflação: indicador que revela o aumento geral dos preços. Inflação zero ou baixa, significa uma estabilidade econômica.


PIB: O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, paísesestadoscidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). 


PIB per capita: Divisão do PIB pelo número de habitantes de determinada área. PIBs per capita mais altos quase sempre representam uma boa qualidade de vida e desenvolvimento, mas não podemos esquecer dos fatores: distribuição de renda e desigualdade social. O PIB per capita pode ser alto, mas pode estar concentrado na mão de poucos. Num país de PIB per capita alto, também pode ocorrer de ter uma maioria social de pobres.


Balança Comercial: Conta do Balanço de pagamentos onde se registram os valores das importações e exportações entre os países. Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superávit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra-se um déficit. Quando o saldo da balança comercial apresenta negativo, o governo para equilibrá-la tem que recorrer as reservas cambiais de dólares que o Estado tem em caixa ou recorrer a empréstimos de banqueiros do exterior, este é um fato gerador da dívida externa.


IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): Não se trata de um indicador exclusivamente econômico, mas seus fundamentos envolvem a riqueza de uma determinada área. É um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.



No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Renda Nacional Bruta.



EQUIPE: Eduardo Fiamoncini.
             Luiz Paulo Cristofolini.
             Lúi Kewin Schutze.
             Matheus Andriani.
             Vitor Pacheco Loss.




Fontes: 









Nenhum comentário:

Postar um comentário